APORMAR

STCW

AGÊNCIA PORTUGUESA DE MARÍTIMOS - ESTAMOS TODOS AQUI
 
  
A economia azul está na boca de todo o mundo. Em Portugal e lá fora, são inúmeras as empresas, as instituições e os países que procuram posicionar-se estrategicamente e ocupar espaço relevante. Em todas existe um ponto base em comum: pessoas e muita educação.
 
Aproveite esta onda! 




A Convenção STCW e o “Controlo” de Multidões


Apesar da IMO (International Maritime Organization) considerar o tema “gestão de multidões em situações de emergência” como “crowd management”, a regulamentação da certificação e implementação dos respetivos cursos de qualificação em Portugal começou mal, logo às mãos do legislador.
Saiba mais



Formação Náutica no Brasil    


Conheça a Escola Naval e a EFOMM Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Esta última é uma Universidade do Mar que serve brasileiros e alunos de países como o Peru, Panamá, Equador e República Dominicana, sendo referência nas Américas.
Saiba mais



Mestrado em Direito e Economia do Mar  

Ainda se pode candidatar - as inscrições terminam dia 15 de Setembro. “O ordenamento e gestão de todo o espaço marítimo nacional tem sido objecto de profundas alterações legislativas. Importa, por isso, conhecer e explorar o quadro legal aplicável no espaço marítimo nacional aos sectores tradicionais e às novas utilizações. Nesta medida, pelo momento em que surge, assim como pelo seu programa pluridisciplinar, o Mestrado em Direito e Economia do Mar é inovador em Portugal e consubstancia uma fantástica oportunidade de especialização num sector vital para o futuro do país”. Professor Jorge Bacelar Gouveia, Coordenador do Mestrado em Direito e Economia do Mar.
Saiba mais


Estatísticas de Marítimos na EU 

A EMSA emitiu uma revisão da Seafarer Statistics na UE, com base em dados extraídos de certificados e endossos registados pelos Estados membros da UE até 31 de Dezembro de 2015, no sistema de informação STCW-IS. A revisão representa uma imagem instantânea do mercado de trabalho europeu, em termos de número de marítimos com certificados válidos e endossos em 2015, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão da força de trabalho marítima na Europa.
Saiba mais



Gás será a principal fonte de energia do mundo até 2035


Segundo a DNV-GL, o petróleo e o gás serão componentes cruciais do futuro energético mundial. Enquanto as energias renováveis aumentam a sua participação no mix de energia, o petróleo e o gás representarão 44% do fornecimento mundial de energia em 2050, contra 53% hoje. O gás se tornará a maior fonte única de energia a partir de 2034.
Saiba mais



Segurança privada a bordo de navios


A Dra. Cristina Lança, advogada em Direito do Mar e Direito Marítimo, partilha num excelente artigo publicado no Jornal da Economia do Mar, informação relevante sobre a segurança privada a bordo de navios. O texto inclui informação sobre as empresas e o pessoal que presta este serviço, o que está definido em termos internacionais sobre a matéria, e conclui com alguns exemplos de Estados que permitem equipas de segurança privadas a bordo de navios e como regulamentam internamente esta matéria.
Saiba mais


"Que cursos STCW preciso frequentar para trabalhar em navios?"


Muitas vezes nos colocam esta questão. A resposta não é fácil. Algumas companhias exigem vários cursos STCW; outras, nenhum. Nada melhor que explorar o tema começando com informação sucinta e resumida. 
Saiba mais



BWM Convention
entrou em vigor


A Convenção Internacional para o Controle e Gestão das Águas de Lastro e Sedimentos de Navios (International Convention for the Control and Management of Ships’ Ballast Water and Sediments - BWM Convention), adoptada em 2004, entrou em vigor a 8 de Setembro de 2017. Os navios deverão agora passar a gerir as suas águas de lastro por forma a tornar impossível a contaminação das águas dos diferentes países com organismos aquáticos ou patogénicos provenientes de outras regiões do globo, transportados nas águas de lastro e sedimentos. Vale pena ver o vídeo publicado pela IMO.
Saiba mais



Registe-se gratuitamente e receba a Apormar News todas as segundas-feiras!





APORMAR - Agência Portuguesa de Marítimos
Servimos a comunidade que trabalha e que quer trabalhar em navios, promovendo o emprego e o desenvolvimento de carreira.
1ª Feira de Emprego e Congresso Trabalhar num Navio 2017

Jornal da Economia do Mar